![]() |
Foto: http://www.amazon.com/Gothic-Lolita-Bible-Vol-Japanese/dp/4894614170 |
Mas como assim, uma bíblia? Na verdade, não se trata de um livro de regras no segmento de moda que ensine a ser Lolita ou gótico. Sua proposta é muito mais ampla e abrange elementos das culturas underground e mainstream.
Origens
![]() |
foto: http://www.indexcomm.co.jp/kera/ |
Seu nascimento é do ano de 2001, mas é em outubro de 1998 que é considerada a sua origem quando foi publicada a primeira edição da revista KERA (KERAOUAC) no Japão com foco na moda punk e as tendências do rock que haviam se popularizado naquele país. Com o passar dos anos a KERA foi incorporando outras tendências, tais como: Gótico, Lolita, Harajuku, Visual Kei, entre outros. Foi também nessa revista uma das primeiras publicações sobre o Harajuku Street Fashion (você pode ver no Blog o nosso post sobre Harajuku aqui.
Devido ao sucesso da KERA, os diversos segmentos nela explorados foram aos poucos recebendo publicações específicas com a finalidade de oferecer uma perspectiva mais completa e profunda sobre as tendências, não só de forma local com as tribos urbanas, mas também demograficamente, conforme a revista se expandia. Essas edições especiais são publicadas com uma frequência menor e maior número de páginas. Essas edições são chamadas de “spin off”.Foi quando em 2001 no Japão surgiu a revista Gothic & Lolita Bible para atender essa nova demanda, a “cultura lolita”.
![]() |
Foto: http://hubpages.com/hub/Lolita-Fashion |
Atualmente em sua 40ª edição, ela é a edição “spin off” mais popular da revista KERA. Possui uma base de fãs leais a nível nacional e internacional, sendo que muito deles não são leitores da KERA. Sua abrangência não se limita a moda Gótica & Lolita, mas procura de forma ampla divulgar tudo o que cerca o seu público alvo. Ela possui uma publicação trimestral, e tem cerca de 100 páginas por edição recheadas de fotos, entrevistas com astros da cultura Lolita, Gótica, Visual Kei, e outros (tanto do Japão como da cena internacional), contos, poesias, histórias em quadrinhos (mangá, nesse caso), dicas de moda e maquiagem, moldes para costura, receitas, dicas de decoração e design, etc. Um dos grandes ícones desta cena – Novala Takemoto, escreve diversos artigos para a revista onde dissemina suas ideias sobre a tendência.
A G&LB (forma abreviada do nome da revista) não deve ser vista como um livro de regras, mas como uma revista de referências e dicas que podem ser inseridas em qualquer contexto criativo.
![]() |
Relações com gótico
Ao contrário do que o nome sugere, a G&LB não possui ligação alguma com os conceitos aqui já discutidos sobre as tribos urbanas que envolvem o gótico. Isso porque no Japão a ideia que se tem sobre a subcultura gótica é bem diferente da ocidental, e os próprios seguidores do gótico rejeitam o conceito “Gótico & Lolita”, isso porque o termo é usado para uma tendência estética e não musical, diferente do gótico londrino que por um bom tempo serviu como definição musical para algumar bandas de post punk. Já em outros estilos no Japão, a exemplo o Visual Kei, existe uma forte ligação ao J-Pop e J-Rock. Indivíduos que seguem a moda G&LB possuem um gosto musical variado e não específico, como na maioria das tribos.
![]() |
Foto: http://razzbuffnik.wordpress.com/ |
No japão a subcultura gótica não possui muita expressão devido a forte influência ocidental/cristã que ela carrega. Sabemos da forte tradição e cultural que existem na sociedade japonesa e como eles as defendem e honram. É bem comum que haja mais adaptações da cultura externa do que uma aceitação e prática dos costumes ocidentais. O termo gótico normalmente é associado ao Gothic & Lolita por ali.
Devido essa forma de interpretar o gótico, alguns clubes que acolhem os verdadeiros adeptos da subcultura gótica também abrem suas portas aos fãs da Gothic & Lolita, Visual Kei, etc, preparando programação que agrade a gregos e troianos...
Espero que tenham gostado deste breve resumo. Deixo aqui algumas referências para consulta:
Gothic & Lolita Bible – site oficial:
http://www.indexcomm.co.jp/kera/mook_01.html
Karolina Anderson – excelente ilustradora polonesa influenciada pelas culturas G&L e gótica:
Moi Dix Mois – um bom exemplo de banda de rock japonesa encaixada no contexto G&L e cena gótica:
Livejournal de "guillaumes2" com links de várias edições da G&LB em formato pdf. Vale a pena para conferir como é o conteúdo da revista antes de comprar alguma.
0 comentários:
Postar um comentário